segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A importância do Briefing

Nós sabemos que uma especificação decente é metade do caminho para um projeto bem–sucedido, mas o resto do mundo ainda precisa ser convencido disso. Por isso, é bom ter os benefícios do santo briefing na ponta da língua:

Rumo certo desde o início: se os redatores, designers, webdesigners e outros profissionais já começarem o projeto com uma visão clara dos objetivos, mensagem, público–alvo etc, poderão amadurecer as idéias para entregar um trabalho de alta qualidade e criatividade.

Diminuição de retrabalho: para desespero de gerentes de atendimento e de projeto, as horas estouradas raramente são pagas quando surgem as famigeradas refações. Para o cliente, a perda de agilidade pode vir acompanhada de uma qualidade inferior, causada pela correria na produção.

Combate ao “telefone sem fio”: quanto maior a empresa e a agência, mais a comunicação se distorce no meio do caminho. Um briefing bem documentado reduz os riscos de uma ilustração sóbria virar um Flash viajante - desde que todos leiam com atenção, claro. :–)
Comprometimento do cliente interno: é uma pena, mas as empresas estão cheias de pessoas covardes ou mal–intencionadas, que tiram o corpo fora na primeira oportunidade. Cobrar a validação de um briefing por e–mail (ou outra ferramenta de colaboração) tem um benefício duplo, alinhar o entendimento de todos e registrar a aprovação para tratar uma possível, amnésia corporativa.

Formalização do prazo: em um modelo de trabalho ideal, o prazo começa a contar a partir do fechamento das especificações. A validação verbal ou por escrito (por favor!) do cliente interno serve para formalizar esse ponto de partida. Mesmo que a cultura da empresa não garanta essa premissa, a data e hora de um briefing tardio servem pelo menos como instrumento de defesa.

Fonte: Webinsider

Então pessoal, conforme prometido estou disponibilizando um modelo de Briefing.
Este modelo de Briefing foi feito baseado em outros modelos de Briefings que encontrei na internet e na literatura de Design sendo mixados e implementados. Você pode adaptar o Briefing de acordo com a sua necessidade. Espero que seja de grande valia para todos afinal o Briefing é meio caminho para um trabalho de Sucesso.

Para fazer o download do Modelo de Briefing clique aqui.
.