segunda-feira, 3 de setembro de 2007

A importância do Briefing

Nós sabemos que uma especificação decente é metade do caminho para um projeto bem–sucedido, mas o resto do mundo ainda precisa ser convencido disso. Por isso, é bom ter os benefícios do santo briefing na ponta da língua:

Rumo certo desde o início: se os redatores, designers, webdesigners e outros profissionais já começarem o projeto com uma visão clara dos objetivos, mensagem, público–alvo etc, poderão amadurecer as idéias para entregar um trabalho de alta qualidade e criatividade.

Diminuição de retrabalho: para desespero de gerentes de atendimento e de projeto, as horas estouradas raramente são pagas quando surgem as famigeradas refações. Para o cliente, a perda de agilidade pode vir acompanhada de uma qualidade inferior, causada pela correria na produção.

Combate ao “telefone sem fio”: quanto maior a empresa e a agência, mais a comunicação se distorce no meio do caminho. Um briefing bem documentado reduz os riscos de uma ilustração sóbria virar um Flash viajante - desde que todos leiam com atenção, claro. :–)
Comprometimento do cliente interno: é uma pena, mas as empresas estão cheias de pessoas covardes ou mal–intencionadas, que tiram o corpo fora na primeira oportunidade. Cobrar a validação de um briefing por e–mail (ou outra ferramenta de colaboração) tem um benefício duplo, alinhar o entendimento de todos e registrar a aprovação para tratar uma possível, amnésia corporativa.

Formalização do prazo: em um modelo de trabalho ideal, o prazo começa a contar a partir do fechamento das especificações. A validação verbal ou por escrito (por favor!) do cliente interno serve para formalizar esse ponto de partida. Mesmo que a cultura da empresa não garanta essa premissa, a data e hora de um briefing tardio servem pelo menos como instrumento de defesa.

Fonte: Webinsider

Então pessoal, conforme prometido estou disponibilizando um modelo de Briefing.
Este modelo de Briefing foi feito baseado em outros modelos de Briefings que encontrei na internet e na literatura de Design sendo mixados e implementados. Você pode adaptar o Briefing de acordo com a sua necessidade. Espero que seja de grande valia para todos afinal o Briefing é meio caminho para um trabalho de Sucesso.

Para fazer o download do Modelo de Briefing clique aqui.
.

5 comentários:

Marcos Gervazoni disse...

Moa, parabéns pelo blog. Muito elucidativo e didático. Sou estudante de Design de Produto e adorei encontrar uma fonte de leitura como essa. Parabéns.

FMstudios disse...

Boa materia, com certeza o Briefing e a "pedra fundamental' para o sucesso de um projeto!!

Anônimo disse...

É, o briefing ta legal mas eu acho que tem coisas ali desnecessárias e falta umas importantes.
Especificar o tipo de apresentação ou qual o método de impressão é desnecessário.
Você especifica uma margem de custos/gastos no orçamento do projeto. O cliente paga e só no fim do projeto você entrega o memorial dizendo tudo que você fez.

Denisa Baltazar disse...

Olá Moa...
Gracias pela visita e recadinhos postados no meu Blog.
Andei dando uma espiadinha no teu.
Assim... novo para mim este ramo de design, mas muito interessante.
Uma nova oportunidade para que eu possa alargar meus horizontes e aprender algo a mais nesta vida.
Agradeço a dica do gel de brilho.
Eu já ouvi falar sobre, porem não encontrei no mercado próximo a minha casa e como não estava muito a fim de dar voltas pela cidade...usei a gelatina mesmo
Hahahaha
Mas ficou legalzinho o sabor.
Qualquer dia destes, farei com o gel de brilho...tenho para mim que o visual fica mais "fisgativo" se é que essa palavra existe.
Sucessos!!!
OBS: As "janelas" do meu blog estarão sempre abertas para vc. Te aguardo!

Anônimo disse...

Muito interessante o artigo. Sabemos da importância do briefing para qualquer tipo de job. Infelizmente na maioria das agências a gente não encontra nem um papel escrito à mão com as considerações do cliente, o que faz o designer criar no escuro e o job voltar para aquela correção de última hora várias vezes.